sexta-feira, 18 de março de 2011

BrOffice vai deixar de existir



Neste mês de Março foram feitas reuniões da ONG e com decisão unanime foi decidido pela extinção da mesma, no site http://www.broffice.org pode ser encontrado a ata da reunião.
Mas uma boa noticia para os adeptos ao BrOffice, essa decisão não quer dizer que a equipe deixará de lado todo o trabalho já jeito, muito pelo contrário, essa decisão foi feita para que haja uma grande evolução, o BrOffice não existirá mais, mas em contra-partida o projeto internacional LibreOffice ganhará força na comunidade nacional tendo a principal prova que o BrOffice passará a se chamar LibreOffice.

A ata da assembléia pode ser vista aqui: Ata da Assembleia

Deixo abaixo duas citações retiradas do site da BrOffice.

A Declaração:
"Extinção da Associação BrOffice.org – Projeto Brasil
Posted março 17th, 2011 by filhocf

Em Assembleia Geral Ordinária da BrOffice.org – Projeto Brasil, os associados presentes decidiram por unanimidade pela extinção da ONG, na forma da lei, até maio de 2011, entendendo ser este um passo importante para a continuidade e soberania da comunidade, do projeto e do produto.

Esta é uma oportunidade de renovação e crescimento das comunidades e, no entendimento pessoal de cada um dos associados, é o momento de alinhar os esforços da comunidade brasileira ao projeto internacional LibreOffice, incluindo a substituição do nome “BrOffice” por “LibreOffice” no Brasil. Os associados reiteram seus votos de confiança na comunidade brasileira e no contínuo crescimento do produto em nosso País."

O Motivo:
"BrOffice - LibreOffice para o Brasil

BrOfficeEm 2010, com a aquisição da Sun Microsystems pela Oracle, a comunidade OpenOffice.org sofreu uma grande avaria devido à forma que a Oracle trata os projetos de código aberto, trazendo um grande prejuízo ao projeto, se traduzindo na insatisfação dos voluntários do projeto, o que resultou um fork, ou derivação, deste projeto surgindo o LibreOffice.

A comunidade brasileira optou pela liberdade de desenvolvimento e da comunidade, migrando para o este novo projeto. Hoje, a BrOffice é a comunidade brasileira do projeto LibreOffice, e a ONG BrOffice.org é a entidade jurídica que apoia esta comunidade.

O projeto BrOffice está pronto para o futuro. Mais aberto, mais funcional e mais interoperável. Continuaremos trabalhando para disponibilizarmos aplicações de qualidade e ampla utilização, acreditando no Software Livre e na força do trabalho colaborativo.

Você também está convidado. Junte-se a nós e ajude a escrever parte dessa história!"

Agora é só esperar e assim que possível substituir o BrOffice pelo novo LibreOffice, apesar de parecer que vai ser todo esse processo nos trará somente benefícios tenho que confessar o nome não me agradou muito não rsrsrs.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More