segunda-feira, 21 de março de 2011

Pirataria é crime, mas e o abuso de preço?

Antes que me critiquem já vou logo falar, este post não é a favor nem contra a pirataria pois até mesmo não quero passar para vocês a minha opinião mas sim fazer com que criem suas próprias opiniões.

Antes de falar sobre o assunto vou relatar um breve fato que me aconteceu esse sábado, estava eu tranquilo formatando meu PC quando apareceu a tela pedindo o serial do XP (Sou fan de carteirinha desse Windows e não pretendo troca-lo tão cedo rs) e o que eu tinha em mão não funcionou, mas não tinha problema, entrei na Internet usando outro PC, pesquisei no google e pronto, estava continuando os passos da instalação.
Fui instalar o Office, informei o serial e pronto, já estava instalando também.

Após isso comecei a pensar... como está fácil de conseguir cracks e seriais hoje em dia na web, mas fazendo isso no meu PC, será que estou fazendo algo errado?

Vamos fazer uma análise.
O valor em média do Windows 7 que é o Windows do momento é R$ 400 mas isso na sua versão Home, que fica devendo muitas opções e que certamente te dará muita dor de cabeça....
O essencial é colocar no mínimo o Office 2007, a versão mais barata é a Home e Student mas é muito limitada mas vamos optar por ela pois o valor é em média R$ 179.

Só para os itens básicos (isso se chegarem a ser básico rs) é o valor de R$ 579, hoje normalmente as pessoas possuem um PC em casa e um notebook, então subimos o valor para R$ 1158, e se tivermos mais um PC para os filhos e um notebook pra esposa esse valor sobe para 2316, isso que ainda temos o PhotoShop, CorelDraw, entre outros inúmeros aplicativos, sendo que para qualquer técnico você consegue instalar todos esses programas por até 250 R$ nos quatro computadores.

Mas e para as empresas?
Bem as empresas elas ganham dinheiro encima dos aplicativos, hoje em dia tudo é feito com base em computadores, e nesses computadores é operado pelo sistema Windows, embora o valor seja mais alto, o aplicativo lhe trará retorno financeiro, este caso é parecido com a questão de aluguel, um aluguel residencial é considerado um gasto que não tem retorno pois você sua casa lhe tras segurança, conforto, mas não renda (falando na maioria dos casos) já um aluguel empresarial é viável pois você não precisará desembolsar um alto custo para aquisição de um local e a empresa estará lhe trazendo lucro.

Esse post não foi feito com a finalidade de pirataria sobre músicas e Dvd's, isso fica para outro Post.

Durante a minha pesquisa em alguns sites encontrei coisas bem interessantes que vou deixar aqui para vocês.

A diferença entre DVD Original e DVD Pirata.
Original ou Pirata a Verdade Sobre o Dvd

Matéria sobre o aumento da pirataria
Ações contra a pirataria quase dobram em Fevereiro

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More